Segurança contra incêndios: por que investir?

Posted on
sistema-de-hidrantes

Acidentes com fogo podem causar prejuízos para as dependências da instituição e danos irreparáveis para os professores

Um projeto contra incêndios garante soluções inteligentes para agir em caso de acidentes. Os danos são inestimáveis, podendo trazer ferimentos graves, mortes, prejuízos ambientais e a paralisação da atividade empresarial. Ou seja, expor-se aos riscos sem contar com uma proteção efetiva é colocar a empresa em cheque. Por isso a segurança contra incêndios precisa ter valor reconhecido.

Com uma rotina corrida, onde as muitas obrigações da segurança do trabalho aparecem, é necessário concentrar esforços para não deixar de lado o investimento em temas elementares.

Leia também:

segurança-contra-incendios

Multas e penalidades

Além de se expor aos riscos dos incêndios, a empresa que não estiver de acordo com a regulamentação vigente estão sujeitas a multas e até interdições. Para as indústrias, as normas e obrigações estão previstas na NR 23.

Além das Normas Regulamentadoras, existem outras leis que controlam a segurança contra incêndio. Essas demais regulamentações existem a nível estadual e até municipal. Por essas variações, muitas empresas investem em treinamentos de equipes especializadas, que adequarão a segurança da empresa as normas do estado e/ou município.

Como funciona a prevenção?

Cada edificação demanda um tipo de projeto de prevenção. Nas indústrias, por exemplo, os especialistas responsáveis pelo projeto consideram o cenário e a rotina dos trabalhadores que ali circulam.

Há diversas causas para incêndios em empresas, por isso o trabalho deve ser realizado com cautela e atenção. O superaquecimento de equipamentos e fiações expostas são uns dos principais motins dos acidentes em questão.

A proteção garante o patrimônio

É importante perceber a proteção contra incêndios como um investimento e não apenas como uma exigência legal. Expor a instituição a riscos como esses é contribuir negativamente para o patrimônio e seus contribuintes. Muitos líderes acreditam que a proteção possui um valor alto, mas as perdas são muito maiores.

Além de resguardar a empresa, o espaço físico e seu patrimônio material, o projeto garantirá o cumprimento com as normas trabalhistas, evitando processos e demais complicações.

A proteção garante a vida!

Algo que não tem preço é a vida do corpo de trabalho da empresa. O investimento e a adequação a ferramentas de prevenção prepara o corpo da empresa para agir em casos de necessidade e ninguém se ferir.

Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, a Brigada de Incêndio desempenha um relevante papel no controle das chamas. Saiba mais sobre esse grupo clicando aqui.

segurança-contra-incendios

Garanta efetividade na produção

Evite que acidentes impactem na efetividade produtiva da empresa. Mesmo em pequenas proporções, ocorrências como esta podem comprometer a linha produtiva.

As empresas que investem em segurança contra incêndios têm excelentes benefícios e minimizam os atrasos nas atividades operacionais.

Como você pode perceber, quando o assunto é a segurança contra incêndios, cumprir as normas regulamentadoras e a lei ajuda em muitas outras áreas. Além disso, esses planos preventivos vão impedir acidentes, indicar equipamentos de qualidade e identificar todas as ameaças possíveis.

Precisa de um projeto de segurança contra incêndios? Converse conosco!

Siga a Rodrigues Projetos pelas Redes Sociais 
Seguranca-contra-incendio - facebook Seguranca Contra incendio - Instagram -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *