Eventos temporários também precisam do AVCB

Você sabia que os eventos temporários também precisam do AVCB

Durante os meses de férias é muito comum circos se instalarem nas cidades e muitos pais costumam levar a criançada para ver as atrações. Mas, ninguém quer ter surpresas desagradáveis, muito menos ver a vida de seus filhos em risco. E para que a diversão seja garantida e a experiência inesquecível, os responsáveis pelo estabelecimento devem ficar atentos aos procedimentos do Corpo de Bombeiros para regularização do Auto de Vistoria (AVCB) para eventos temporários.

A legislação brasileira de segurança determina que feiras, circos, exposições e shows públicos devam ter o AVCB para poder funcionar de maneira eficaz e segura para todos os espectadores.

Conheça os eventos temporários que precisam de AVCB

– Eventos em edificações que não têm esta finalidade: para realizar algum espetáculo ou outro tipo de evento é necessário ter o AVCB. Para isso, um Projeto de Evento Temporário (PET) deve ser elaborado e protocolado no Corpo de Bombeiros da cidade em questão, que fará a análise do documento. Só após a aprovação é que será feita a vistoria.
– Espetáculos em estabelecimentos com esta finalidade: neste caso, o PET não é permitido. Isso porque essas edificações precisam ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
– Eventos em locais abertos: é necessário ter o Projeto de Evento Temporário (PET) protocolado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Mas, o documento precisa ser elaborado por um profissional técnico especializado para evitar erros no PET.

Apesar das exigências, o Corpo de Bombeiros garante algumas exceções. Isso significa que em alguns casos não há necessidade de ter a vistoria, com:

– Eventos com público de até 250 pessoas;
– Eventos realizados em estabelecimentos permanentes, que ocorram de maneira secundária sem alterar as medidas de segurança;
– Feiras e exposições ao ar livre com público de até mil pessoas.

Celebrações com público restrito em edificações permanentes não são consideradas eventos temporários pelo Corpo de Bombeiros e, por isso, não há necessidade de solicitar o AVCB, como confraternizações, datas festivas, competições esportivas, artes cênicas, poesia, literatura. Esses eventos não devem ter interesse de público.

Determinação do Corpo de Bombeiros

É importante salientar que o AVCB em eventos temporários é obrigatório em todo estado de São Paulo. Por isso, procure a unidade dos Bombeiros de sua cidade ou região para solicitar a licença. Caso, o local não esteja regulamentado, a corporação pode fechar o local, que poderá pagar multa.

Para evitar que seu espetáculo seja impedido de ser realizado, procure o Corpo de Bombeiros de sua cidade.

Referência: Portal do AVCB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up