29 de Março de 2016

Nossos serviços

PROJETOS DE INCÊNDIO

Elaboração de projetos de prevenção e combate a incêndios

Desenvolvemos projetos básicos e executivos de proteção contra incêndio e pânico, todos submetidos à aprovação do Corpo de Bombeiros, que envolve a distribuição e dimensionamento do sistema de hidrantes, chuveiros automáticos (Sprinklers), saídas de emergência, sinalizações de emergência, pressurização de escadas de emergência, brigada de incêndio, extintores, iluminação de emergência, sistema de detecção, alarme e combate a incêndio, plano de intervenção, sistemas de proteção e entre outros.

Realizamos pré-vistorias em edificações para a liberação do imóvel para solicitar a vistoria de Corpo de Bombeiros, e após a vistoria o mesmo emitir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Execução de projetos de combate a incêndios

De acordo com o conhecimento adquirido pela prática, estudos e observações, a Rodrigues Projetos realiza a instalação de sistemas de proteção contra incêndio e toda a consultoria técnica, atendendo e solucionando questões referentes a Projetos, Instalação, Inspeção, Manutenção.

Todo gerenciamento é realizado a partir de um planejamento rigoroso de estratégias, é uma vigilância minuciosa junto a parceiros, engenheiros e profissionais altamente qualificados para executar as obras, sendo assim possível realizar o controle de todas as decisões necessárias para garantir qualidade no resultado final e execução do projeto dentro dos prazos estipulados.

PET - Projeto de evento temporário

Elaboração de projetos, laudos e ART’s para eventos temporários em edificações em todo o Estado de Minas Gerais e em espaços abertos, tais como shows, musicais, feiras, seminários, exposições, eventos religiosos, políticos, casamentos, etc.

Instalamos e alugamos os extintores e toda a sinalização de emergência para eventos temporários, para ambientes abertos e fechados, tais como shows musicais, feiras, seminários, exposições, eventos religiosos, políticos, casamentos, etc; Faça um orçamento conosco.

Levantamento de arquitetônicos contra incêndio e pânico

O Levantamento Arquitetônico se refere ao trabalho de medição da obra “as built” em seus aspectos interiores e exteriores (sem verificação de estruturas e sistemas não aparentes).

O resultado do Levantamento Arquitetônico são os desenhos técnicos, em planta e elevação, destacando equipamentos contra incêndio e pânico e demais informações necessárias.

Treinamento de brigada de incêndio

Treinamento de brigada de incêndio “in loco”, de acordo com as normas vigentes, possibilitando a um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, combate a princípio de incêndio, abandono de área e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.

Renovação de AVCB

De acordo com a legislação de segurança contra incêndio e pânico, a validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AVCB) é de 05 (cinco) anos, com exceção das edificações de recepção de público, cujo AVCB possui validade de 03 (três) anos, podendo variar para cada Estado.

Expirado o prazo de validade, o proprietário ou responsável pelo uso deverá requerer a renovação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros Militar. Para isso, o interessado deve contratar um engenheiro (profissional legalmente habilitado) para confeccionar laudo técnico que ateste as condições de funcionamento e manutenção das medidas de segurança contra incêndio e pânico instaladas e a sua conformidade com o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

A Rodrigues Projetos realiza a renovação de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), em conformidade com as leis e decretos do Corpo de bombeiro aplicáveis, buscando a satisfação de nossos clientes e auxiliando-os com o suporte técnico em todas as medidas necessárias.

PROJETOS DE ELÉTRICOS

Projeto de Elétricos (Residencial/Comercial/Industrial)

Ter a garantia de que todas suas demandas serão atendidas, que os seus equipamentos estarão dimensionados corretamente, e que caso algum imprevisto aconteça os sistemas de proteção irão atuar. É isso que buscamos, desenvolvendo projetos que garantem sua segurança e a confiabilidade.

  • Projetos e Estudos Luminotécnicos
  • Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão – NBR 5410
  • Projeto de Instalações Elétricas de Média Tensão – NBR 14039
  • Elaboração e atualização de Diagramas elétricos

Projetamos instalações com redução de custos de materiais e consumo de energia respeitando normas regulamentadoras. Realizamos estudos detalhados, memórias de cálculo, consultorias técnicas e adequações a NR10.

Projeto de aterramento e SPDA

Os sistemas de aterramento são importantes no que diz respeito, principalmente, à segurança pessoal em relação a choques elétricos, e nas instalações elétricas de modo em geral, de modo a garantir a segurança na utilização dos equipamentos.

O sistema SPDA são sistemas destinados a proteger estruturas, edificações e pessoas contra os efeitos das descargas atmosféricas. As quedas de raios causam incêndios, danos em equipamentos eletrônicos sensíveis e até perdas humanas. Por isso, a importância de se instalar um SPDA e fazer inspeções periódicas para avaliação de sua eficiência.

Elaboramos projetos de aterramento e SPDA em conformidades com a NR10, NBR’s e leis municipais. Executamos também inspeção e avaliação de sistemas já implantados.

Projeto de Entrada de Energia

É o projeto do padrão de entrada de energia da edificação (coletiva ou individual). É feito o estudo de consumo por parte do cliente, e a partir daí, os diagramas elétricos, distribuição e localização do “Padrão”.

Todo o processo é feito minunciosamente de acordo com as normas da CEMIG, visando aprovação de ligação dos funcionários da concessionária, garantindo que não haverá perda de materiais, tempo e gasto com eletricista.

  • Especificações de padrões, com a elaboração da relação de carga que normalmente se faz necessária;
  • Solicitação de aumento de carga através do dimensionamento do novo padrão com base nas cargas presentes e futura;
  • Elaboração de projetos elétricos de padrão de entrada de energia de baixa e média tensão, para unidades residenciais, comerciais e industriais;
  • Entrada no formulário “Solicitação de Análise de Rede” – para ligações novas e aumento de carga, através da geração do protocolo nas agências da Cemig.

Projeto de infraestruturas para Telefonia/TV/CFTV/Backbone óptico/T.I

  • Projeto de infraestrutura de TI, Cabeamento Estruturado e Backbone óptico;
  • Projeto de infraestrutura para sistema de CFTV, alarmes e segurança patrimonial;
  • Projeto de telefonia e infraestrutura para TV;
  • Especificações técnicas para aquisição de equipamentos.

Sistemas de detecção, Alarme e combate a incêndio

Elaboramos projetos básicos e executivos de sistema de detecção e alarme a incêndio, com toda infraestrutura, interligações e especificações necessárias, tudo em conformidade com as normas aplicáveis (NBR/NFPA/IEC).

Contamos também com profissional habilitado para elaboração de projeto básico para sistema fixo de combate incêndio (FM-200, NOVEC, Gases Inertes e outros).

Projeto de Automação e Instrumentação Industrial

Desenvolvimento de Engenharia básica, detalhamento de projetos, “As Built’s”, estudos e Analises Técnicas para as áreas de Instrumentação, Automação e Controle.

  • Instrumentação de Processo/Fluxogramas de engenharia (P&ID);
  • Dimensionamento de válvulas de controle e especificação de Instrumentos de acordo com as necessidades do processo;
  • Especificação e detalhamento de equipamentos de Automação;
  • Dimensionamento de equipamentos de automação e redes de Automação;
  • Elaboração de estimativas de pontos e relação de entradas e saídas do CLP;
  • Elaboração de diagramas de interligação e diagramas lógicos de comando;

PROJETOS CIVIS

PROJETO HIDROSSANITÁRIO

Executamos projeto hidrossanitário que compreende os sistemas de distribuição de água e recolhimento dos esgotos.

Na parte de distribuição de água fria vamos ter:
– A locação da entrada de água potável com hidrômetro e registro;
– A locação dos reservatórios;
– Prumadas de distribuição da água;
– Ramais de distribuição;
– Pontos de água e registros.
– As prumadas de chegada e saída de água (Caso aplicável);
– Os ramais de distribuição (Caso aplicável);
– Pontos de água quente e registros (Caso aplicável).

Em relação ao esgoto, podemos subdividir em esgoto ou recolhimento das águas pluviais e das águas negras e cinza. Temos basicamente:
– As prumadas;
– As ramificações;
– Locação de ralos;
– Posição de caixas de passagem, fossas sépticas e filtros.

Além das graficações dos elementos e suas locações em relação ao projeto arquitetônico, são necessários outras definições. Temos os cálculos realizados com fundamentação em normas:

– Cálculo de volume de reservatórios;
– Cálculo de diâmetro das tubulações;
– Cálculo do volume de caixas de inspeção, fossa séptica e filtros;
– Cálculo de área de captação das águas pluviais, suas calhas e prumadas de distribuição. 
– Memorial Descritivo com as especificações de procedimentos e materiais utilizados para a execução do hidrossanitário. 

Projeto de Gás GLP

As edificações e equipamentos podem ser abastecidos tanto por canalização de rua como por uma central de gás, sendo o gás conduzido, através de um sistema de tubulações.

Projetamos instalações de gás (GLP) residenciais, comerciais e industriais de acordo com a norma NBR14570 e demais normas aplicáveis, no qual fixam as condições mínimas exigíveis para o projeto e execução das instalações internas para operar com Gás Natural (GN) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

LAUDOS TÉCNICOS E ARTs

Laudos técnicos e Art’s

  • ART e laudos de Projetos de incêndio em geral.
  • ART e laudos de Projetos Elétricos em geral.
  • Laudo de estanqueidade da tubulação de GLP.
  • ART e Laudos de eventos temporários
  • Laudos Técnicos de Segurança para regularização de sistema junto a Prefeitura e Cias Seguradoras.
  • Laudos (Insalubridade e periculosidade).
  • Laudo ergonômico.
  • Perícias trabalhistas.
  • Elaboração de PPRA (Programa de prevenção e riscos Ambientais).
Scroll Up