Brigada de Incêndio, o que é?

Conheça o que é uma brigada de incêndio, seus deveres e quem está qualificado para este importante serviço.

Grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, dentro de uma área preestabelecida na planta.

Requisitos

O responsável pela equipe da planta (empresa) deve planejar e implantar a brigada de incêndio, bem como monitorar e analisar criticamente o seu funcionamento, de forma a atender aos objetivos desta Norma NBR 14276. Além disso, deve emitir o atestado de brigada de incêndio.

O responsável pela ocupação da planta deve arquivar todos os documentos que comprovem o funcionamento da brigada de incêndio, por um período mínimo de cinco anos.

NOTA: Em caso de alteração do responsável pela equipe, o responsável pela ocupação da planta deve documentar essa alteração por escrito.

Planejamento para composição, formação, implantação e reciclagem

Estabelecer os parâmetros mínimos de recursos humanos, materiais e administrativos necessários para a composição, formação, implantação e reciclagem da brigada de incêndio.

brigada-de-incendio

A Brigada de incêndio garante a segurança de todos a seu redor.

Composição da brigada de incêndio

A composição da equipe de cada pavimento, compartimento ou setor leva em conta a população fixa, o grau de risco e os grupos/divisões de ocupação da planta.

Critérios básicos para seleção de candidatos a brigadista

Os candidatos a brigadista devem ser selecionados atendendo ao maior número de critérios descritos a seguir:

a) permanecer na edificação durante seu turno de trabalho;

b) possuir boa condição física e boa saúde;

c) possuir bom conhecimento das instalações;

d) ter mais de 18 anos;

e) ser alfabetizado.

A Rodrigues Projetos realiza treinamento para Brigadista de incêndio e realiza o devido acompanhamento técnico. Clique AQUI e conheça todas as nossas soluções para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up