Como prevenir incêndios em Edificações

Você sabe como prevenir incêndios em Edificações? Confira!

Saber como prevenir incêndios é tão importante quanto combatê-los. Na verdade, é até mais importante, já que evitar incêndios de grandes proporções impede tragédias com destruição de patrimônio e de vidas. Para a prevenção estão disponíveis diversos equipamentos de prevenção a incêndio, entre estes:

Extintores: serve para combater as chamas ainda no início, sendo utilizados conforme sua classificação;

– Chuveiros ou sprinkler: dispositivo que fica preso ao teto e possui um bulbo sensível as chamas. Quando detectado o princípio de incêndio, o equipamento é acionado. Como um chuveiro, a água cai apagando as chamas;

– Sinalizações: São importantíssimas porque indicam aonde estão os equipamentos de combate a incêndio e as saídas de emergência;

– Saídas de emergência: São obrigatórias em edificações estabelecidas pelos Corpos de Bombeiros, entre estes, shoppings, teatros, casas de shows, circos, etc.

Placas ou sinais luminosos: auxiliam as pessoas até as saídas de emergências;

– Alarme de incêndio: alertam a todos no local sobre alguma emergência. Alguns são eletrônicos e outros manuais, no caso do último, é necessário que sejam acionados por uma pessoa o mais rápido possível para que todos que estão no local sejam retirados rapidamente.

Como prevenir incêndios?

É muito importante conhecer os procedimentos para saber como prevenir incêndios. Aqui, vamos te mostrar algumas das maneiras de evitar tragédias com fogo. Vejam algumas medidas importantes:

– Não fumar em locais que tenham materiais inflamáveis;
– Não armazenar produtos químicos em excesso;
– Evitar ligar equipamentos elétricos em apenas uma tomada ou derivações tipo T. Isso evita sobrecarga e curto-circuito;
– Produtos como álcool, fósforos, combustíveis, isqueiros e outros inflamáveis longe do alcance de crianças. Também é necessário deixá-los em um local ventilado e longe de fontes de calor;
– Cortar a energia elétrica – Caso haja uma situação de incêndio, uma das primeiras coisas a fazer é desligar a energia elétrica do local para que não ocorra incêndios de grandes proporções.

Equipamentos de prevenção de incendios e AVCB

Os equipamentos para prevenção a incêndio são uma exigência do Corpo de Bombeiros para liberar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Mas, não é apenas ter os equipamentos, é necessário que eles estejam em ótimo estado de conservação.

Para solicitar o AVCB, o sindico ou responsável por estabelecimentos comerciais ou indústria precisam contratar uma empresa especializada para fazer o projeto de prevenção e combate a incêndio, que será entregue aos Bombeiros para aprovação. Logo depois, é necessário colocar o projeto em pratica, adquirindo equipamentos de prevenção e combate a incêndio, construindo saídas de emergências, entre outras coisas. Com tudo pronto, o condomínio ou empresa pode receber seu AVCB tranquilamente e ainda evita colocar vidas em perigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up