Porque a brigada de incêndio é importante?

A importância da Brigada de Incêndio na indústria e em qualquer outro setor vai depender principalmente de dois fatores.

– Primeiro é a norma: tem uma exigência normativa! Em se tratando de prevenção e combate a incêndio as questões a ele relacionadas se baseiam em normas estaduais. Ou seja, cada estado tem a sua própria norma, por isso não há que se falar em uma norma nacional para a Brigada de Incêndio, uma norma nacional para a sinalização de emergência.

Cada estado tem sua norma é claro que sendo assunto que remete a incêndio a norma estadual é elaborada feita pelo Corpo de Bombeiro do estado.

A norma do Bombeiro se baseia em NBR’s.

– O item 2 é a segurança: Dependendo do ambiente da indústria rapidamente o incêndio pode se propagar, ou seja, rapidamente ele deixa de ser fogo e passa a ser considerado um incêndio. Por que por definição o incêndio é um fogo fora de controle.

Aqui embaixo a gente mostra um vídeo que mostra que em 10 segundos o fogo se propaga grandemente e vira um incêndio.

Outro exemplo que a gente tem que o fogo rapidamente passa de fogo para incêndio é a Boate Kiss. No incêndio o fogo pegou rapidamente no material do teto, se propagou rapidamente saindo do controle.

Então a importância da Brigada de Incêndio se baseia desses dois itens, segurança e leis.

É preciso lembrar que a maioria das empresas faz apenas um treinamento anual para a Brigada de Incêndio e depois nem reuniões fazem…
um treinamento anual é suficiente? Não! É preciso fazer treinamentos periódicos. No treinamento periódico você pode aproveitar para fazer teste dos hidrates, e com isso, você pode também aproveitar extintores vencidos para fazer esses treinamentos.

Em questão de segundos o fogo pode se tornar um incêndio e consumir todo o patrimônio da empresa. Além disso, pode ceifar vidas humanas.
A Rodrigues Projetos oferece treinamentos de brigada de incêndio em plena conformidade com as NBRs vigentes. Clique no botão abaixo e conheça nossas soluções.
Referência: Segurança do trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up