Pressurização de Escada de Incêndio.

Pressurização de Escada de Incêndio é fundamental em qualquer edificação.

A pressurização de escada de incêndio é muito importante na segurança das edificações,e tem como objetivo manter o ambiente livre de fumaça e de gases tóxicos. Em caso de incêndio, a ventilação mecânica da escada pressurizada impede que a fumaça se propague e assim facilita a saída das pessoas e evita as possíveis intoxicações que podem até levar a morte por asfixia.

Quais são os elementos básicos do sistema da escada pressurizada?

Para pressurizar escada de incêndio 4 elementos são importantes, a saber: sistema de acionamento pelo SDAI (sistema de detecção de alarme e incêndio) , captação do ar externo mecanicamente, insuflamento de ar e fonte de energia garantida são partes do sistema de pressurização de escadas.

Pressurização-de-escada

Desta forma, é necessário que se instale, nas escadas dos edifícios verticais, o conjunto de moto ventilador para que encham o ar na caixa de escada e mantenha uma pressão entre 40 a 60 Pa com toda a Porta Corta Fogo (PCF) de acesso fechada.

Conforme norma 14880 no item 6.1.2, devem ser previstos conjuntos moto-ventiladores em duplicata, sendo um operante e um de reserva, para atuarem especificamente na situação de emergência. A instalação de equipamentos de reserva não é exigida nas seguintes situações:

a) edifícios residenciais com até 60 m de altura;

b) edifícios de escritórios com até 45 m de altura;

c) edifícios de escola com até 9 m de altura

Esse sistema é composto por um ventilador com motor elétrico, o qual é montado em compartimento isolado. No caso de um incêndio, quando esse sistema é acionado manual ou automaticamente, esse ventilador começa a insuflar o ar nas escadas, cuja pressão chega a alcançar 50 Pa, de modo que, a fumaça não consegue penetrar nas escadas e assim a desocupação do edifício é feita com mais rapidez e segurança.

Ele capta o ar externo através de uma veneziana que contem filtro de partículas e libera o ar para a escada através de um duto de descarga.

A Rodrigues Projetos executa a pressurização de escada de incêndio em seu projeto de prevenção e combate a Incêndios. Clique aqui e saiba mais a respeito.

Via – RW Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up