Proporcionadores de espuma

Os proporcionadores de espuma são muito utilizados em combate a incêndio. Confira nesse post qual é a sua finalidade:

No combate a incêndios de líquidos inflamáveis (classe B) são utilizados proporcionadores de espuma. Os proporcionadores de espuma são equipamentos responsáveis por dosar o líquido gerador de espuma (LGE) com a água de incêndio para que seja formada a espuma de combate a incêndio que atuará como como agente extintor. O LGE é armazenado em galões ou em tanques, na forma de extrato concentrado, sendo que a espuma é preparada, apenas para o momento do combate.

Existem diferentes tipos de proporcionadores de espuma. Podemos destacar o PL, conhecido como proporcionador de linha que é instalado entre mangueiras com conexões Storz ou tubulação. Os proporcionadores PL fazem a edução do LGE por um venturi calibrado para a vazão e proporção de projeto, normalmente 1%, 3% ou 6%. Os proporcionadores PL são fabricados em diversos modelos, cada um para uma vazão calibrada, normalmente a 7 kgf/cm².

Há também proporcionadores que trabalham com tanque diafragma, sendo que o LGE é injetado sob pressão da própria rede de incêndio que age sobre o diafragma do tanque. Outros proporcionadores menos utilizados são os de pressão balanceada e bomba dosadora.

Alguns esguichos para canhões ou mesmo manuais também são fabricados com proporcionadores de espuma incorporados. Estes esguichos são chamados de auto-edutores. Nestes casos um venturi dentro do esguicho permite que o equipamento faça as duas funções, proporcionar e aplicar a espuma.

Referência: Bucka

Nós da Rodrigues Projetos somos especialista em projetos a combate a incêndio. Para saber mais clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up