Proteção Passiva – Prevenção a incêndios.

Parte importante de um projeto de prevenção à incêndios, a proteção passiva é constituída de elementos de construção resistentes ao fogo.

A compartimentação de um ambiente envolve medidas de proteção passiva e é constituída de elementos de construção resistentes ao fogo. O objetivo é evitar ou minimizar a propagação do incêndio, do calor e dos gases. Esse procedimento evita a dispersão de gases e fumaça – interna e externamente – no mesmo pavimento ou para andares superiores.

A compartimentação horizontal pode visar, conforme explica o Capitão Silva, do Comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo, o isolamento de risco ou a simples divisão interna de ambientes.

A diferença de um para outro é, basicamente, o TRRF (Tempo Requerido de Resistência ao Fogo). Enquanto a primeira necessita de resistência de, na melhor das hipóteses, duas horas, para a segunda o rigor é menor e o valor do TRRF pode ser menor. O motivo é a função das paredes. O isolamento de risco consiste na separação de um prédio do outro para que sejam consideradas edificações distintas. Já a compartimentação interna busca a delimitação da área – ou retardamento – da propagação do fogo.

preotecao-passiva

Os elementos construtivos que proporcionam a compartimentação vertical são: paredes corta-fogo, portas corta-fogo, vedadores corta-fogo, registros corta-fogo (dampers), selos corta-fogo e afastamento horizontal entre aberturas.

As paredes corta-fogo, mesmo as internas, devem ser vinculadas à estrutura. Quando se tratar de edificações térreas, têm de ser estendidas a, pelo menos, 1 m acima da linha do teto. As portas corta-fogo também devem resistir a duas horas de fogo, conforme especificado na NBR 11742 e na NBR 11711.

A Rodrigues Projetos elabora projetos de prevenção e combate a incêndio com proteção passiva e as demais precauções exigidas pelo corpo de bombeiros. Clique no botão abaixo e conheça nossas soluções em Prevenção e combate a incêndios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up